Revisão do WRC Generations - Suor, lama e um carro destruído

O WRC Generations lembra que o rali é difícil, difícil e monótono, e se você quiser se tornar um profissional neste esporte, terá que trabalhar duro. Estamos falando da última parte da série WRC da Friv2Online na análise - no futuro, os jogos da linha serão desenvolvidos pelo estúdio Codemasters.

Friv2Online colocou muito trabalho e esforço na série WRC, e cada nova peça criada por este estúdio ficou ainda melhor. Até o WRC Generations, que acabou sendo um enorme simulador de rally, com uma grande variedade de carros e pistas e jogabilidade hardcore.

Jogando com um gamepad, consegui repetidamente me pegar pensando que um volante de jogo é muito necessário para uma direção bem-sucedida. Embora a versão PS5 faça um trabalho bastante decente no suporte ao controlador DualSense, com todas as suas vibrações pontuais e resistência ao gatilho, ainda faltou precisão de controle, considerando o quão traiçoeiras as pistas podem ser.

Rally é, em geral, a arte de passar trechos difíceis no menor tempo possível. No caso do WRC Generations, esta arte deve ser dominada a fundo. Não basta dirigir com cuidado, você também precisa dirigir muito rápido - para ficar à frente de seus rivais. Um carro potente se esforça para bater em um obstáculo ou voar para o lado da estrada, e é bom se não houver árvore ali e o carro simplesmente virar.

A complexidade do controle varia de acordo com a cobertura. Na calçada, o carro obedece obedientemente aos movimentos do manche, mas a pista coberta de neve será um pesadelo para um piloto despreparado. Estradas de terra com muitos saltos também não são um presente - se você pular incorretamente e, no momento seguinte, poderá encontrar um carro em algum lugar de uma vala.

No final, você fica feliz por pelo menos ter conseguido chegar à linha de chegada. E é bom se não houver danos graves. Mas isso não basta: você também deve ganhar prêmios para ter sucesso na temporada. Caso contrário, por que tudo isso? Portanto, você tem que suar e apertar freneticamente o controlador, tentando nocautear o melhor tempo. Aqui o jogo evoca associações com Dirt Rally, a mesma corrida hardcore que não dá concessões ao jogador.

Se você é o tipo de pessoa que precisa de uma sensação constante de progresso, o WRC Generations tem um modo de carreira para você. Detalhado e divertido, dá a você a oportunidade de montar seu próprio time em torno do seu personagem e ir gradativamente rumo ao título de campeão. Carreira não é só corrida: há tempo para descanso e formação de equipe no calendário, e conforme o piloto ganha experiência, ganha pontos de habilidade que podem ser investidos no desenvolvimento de diversas ramificações. Por exemplo, você pode contratar um meteorologista e receberá uma previsão do tempo antes da corrida, o que permitirá uma melhor preparação, inclusive na escolha dos pneus certos.

Você pode passar muito tempo em sua carreira mergulhando em corridas e torneios de exibição, cumprindo tarefas de patrocinadores e alcançando os melhores resultados. Embora logo a série de corridas aqui se torne muito longa, testando sua paciência.

No Quick Play, você pode jogar percursos curtos - ou tornar as corridas ainda mais longas, se quiser. Uma variedade impressionante de mais de duas dúzias de regiões está disponível aqui, da Nova Zelândia à Suécia, e muitas delas exibem paisagens extremamente atraentes. No mesmo modo, você pode escolher qualquer um dos carros, desde carros clássicos de rali até carros elétricos modernos, sem ter que avançar na carreira para chegar a uma nova classe de carro.

Quanto ao multiplayer ( cross-platform ), no WRC Generations ele é representado por “Liga”, onde os jogadores competem entre si, tentando mostrar o melhor tempo nas seções. Competir com pessoas reais é sempre mais interessante do que com bots, mas os usuários gostam de escolher corridas muito longas, e tive que gastar quase meia hora para uma partida online.

O jogo foi lançado em ambas as gerações de consoles PlayStation e Xbox, mas seus gráficos não parecem datados. Dos modelos de carros aos ambientes, tudo é excelente, e a única coisa a reclamar são os modelos de personagens em "papelão". Obviamente, você obterá a melhor imagem no PC e nos consoles da próxima geração, mas, considerando a fluidez do título no PS5 e Xbox Series, você deve esperar que o PS4 e o Xbox One mostrem um desempenho decente. As coisas ficam ainda melhores com o som: cada carro soa diferente, e o alto-falante do gamepad também contribui para a imersão na atmosfera, respondendo com o farfalhar do cascalho sob as rodas e o zumbido de superfícies metálicas ao colidir com uma placa de trânsito.

WRC Generations não evoca emoções fortes. É um jogo bem feito, mas nada mais. É moderadamente complexo, bastante diversificado, bonito, um pouco longo demais. É interessante passar um tempo nele, mas é improvável que você queira voltar em seis meses. No entanto, este é um final digno para a série, e agora os Codemasters terão que tentar pelo menos manter a barra de qualidade que o Friv2Online estabeleceu com seu acorde final.